NOVIDADES

9 de junho de 2010

Grécia - gyros (γύρος)


Nosso vôo saiu de São Paulo e desceu em Roma, mas logo no segundo dia já fomos para a Grécia, o que fez de Athenas o início da nossa viagem.

Chegando lá, nos deparamos com o iniciozinho da grande confusão que vemos hoje no país, e pegamos uma greve no Ferry que nos levaria a Mykonos.. Assim, tivemos que ficar uma dia inesperado em Athenas. Chegando lá, depois de encontrar um albergue, a primeira providência foi procurar comida... e não só comida, mas a comida típica da Grécia. Acabamos neste barzinho perto do albergue que tinha um dos melhores gyros que comi por lá! Feito na hora, pedia a boa e velha cervejinha para acompanhar (que nos acompanhou a viagem toda, por sinal hehe). Entusiasmadíssimas com a língua e escrita diferentes, escolhemos a primeira que enxergamos e não conseguimos ler: Alfa Beer. Não podia ter sido melhor, né? No fim das contas, os meninos do bar até nos deram os copos de presente, mas infelizmente eles quebraram no vôo de volta :(

O gyros é um lanche bem tradicional da Grécia, e é muito semelhante ao kebab, porém é feito com um pãozinho chamdo pita, e tem um molho tradicional chamado tzatziki. Como não podia deixar de ser, perguntei a receita do molhinho, pois pretendo fazer uma versão adaptada em casa... ele é feito com iogurte grego (mais denso do que o nosso, mas já me ensinaram a fazer um enjambra pra ficar parecido eheh), pepino picado e alho. Vou fazer cooom certeza! De resto, é igual ao kebab, com carne de porco, alface, tomate... essas coisas. Delicia!!

Um comentário:

.