NOVIDADES

5 de julho de 2010

Risoto de espinafre e costelinha de porco


Primeira visita dos sogros em casa, a gente tem que caprichar, né?

O Nilo e a Raquel vieram de moto para o Rio Grande este final de semana, rumo a Gramado, e fizeram um 'pit stop' na bela e fantástica NOVO HAMBURGO!! hehehe Eles foram jantar lá em casa e eu e minha mãe preparamos o jantar: ela a costelinha e eu o risoto.

Adoro que os outros curtam a minha comida, mas devo admitir que fico ainda mas feliz quando eu mesma gosto, pois sou bastante perfeccionista na cozinha. Foi o caso deste risoto: perfeito!




Risoto de Espinafre

Fiz esta receita há muitos anos, em um aniversário do meu vô. Como tínhamos espinafre lavado em casa, minha mãe sugeriu repeti-la e topei na hora. Muito, muito simples:

Eu usei:

- 1 maço de espinafre
- 2 xíc. de arroz (não tinha o arbóreo em casa, então usei 1 de parboilizado e 1 de culinária naturalista)
- meia cebola picada
- meia taça de vinho tinto (o ideal seria o branco, mas era o que tinha na geladeira...)
- 1 dente de alho picado
- 1 pedaço de gengibre picado (mais ou menos 1cm de comprimento)
- 1 gema de ovo
- meio potinho do novo caldo Knorr de legumes (aquele meio geleca, sabe?)
- requeijão light
- leite de coco

Primeiro, refoguei o espinafre, até murchar e separei. Depois, refoguei a cebola, e quando estava dourada, acrescentei o alho e o gengibre. Refoguei mais um pouco, coloquei a meia taça de vinho, a metade do potinho de caldo de legumes e fiz arroz normalmente (1 xic. de arroz para duas de água fervente). Quando o pessoal chegou, foi só acrescentar um pouco de água ao arroz, e misturar o espinafre, o requeijão light (+ ou - meio pote), o leite de coco (+ ou - 1 col. sopa) e a gema do ovo. Pronto!

Sei bem que não é assim que se faz um risoto, e também sei como é a maneira certa de fazer, mas prefiro assim, pois acho menos gorduroso, bem mais leve e rápido... ao invés de ficar esquentando a barriga no fogão, tomo uma cervejinha e converso com o pessoal :)


3 comentários:

  1. Nossa!!!!!a recepção foi um sucesso.TBom papo, boa comida,boa bebida!!!!!!vcs foram demais.
    O risoto estava magnifico. suave na mistura dos temperos, sem perder o sabor principal ,q era o espinafre.Aliás, uma das características dos pratos da minha nora é essa:misturar ervas e temperos para completar o sabor mas não mascarar o sabor principal.
    A Carne tbém estava mto boa.Era uma versão light da costela, o q a tornou mto saborosa.Vcs estão de Parabéns!!!!bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Haaaaa eu conheço suas habilidades na cozinha... Realmente sao senssacionais... Vendo a foto do Risoto jah me deu fome... HAUhuahuHAHuhauHUAH. E como sou Brasileiro, infelismente Aline é aquele jeito. Soh acredito que ficou bom experimentando... HAUhauhUHAUhuahA.
    Sempre passo aqui, nem sempre dá tempo de comentar. o Blog cada dia mais profissional. PARABENS. Há, e aquela postagem sobre cerveja. SEN-SSA-CI-O-NAL. Deu sede... hUAHhauhUAHUhua. Beijaooo sucesso e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Priiiima!
    Todo dia eu abro teu blog e babo com as fotos, ta cada dia melhor
    Fim de semana to indo pra terrinha, vou querer um jantarzinho tambem!!
    E to indo acompanhada, entao duplica a quantidade de comida hehe
    Beijos

    ResponderExcluir

.