NOVIDADES

20 de março de 2010

Risoto de lombo com alho poró e champingon




Dedicado para minha mãe, que adorou e me encheu de elogios, e pra minha cunhada que pediu um help no alho poró.


Risoto de lombo com alho poró e champingon

Primeiro, picar. Piquei o lombo em tiras, o alho bem pequeno e o alho poró eu piquei em tiras beeem pequenas, tipo 1 mm (só para dar a idéia) - o champingon já veio picado.
Depois, refoguei com um fio de azeite de oliva o lombo, em seguida abri um espacinho na panela e coloquei o alho, esperei dourar, acrescentei o champingon e por último o alho poró. Depois de colocar o alho poró, fica bem pouco na panela, até ele murchar de leve, e depois, retirei tudo.

Para fazer o risoto, na mesma panela fritei uma xícara de arroz arbóreo, depois acrescentei mais ou menos meia taça grande de vinho branco, mexi até formar meio que uma papa com o arroz, e depois coloquei duas xícaras de água e o sal. (o risoto de verdade a gente vai adicionando a água aos poucos e colocando mais a medida que vai secando, mas faço deste jeito porque assim posso dar uma voltinha, ver tv, ler um jornal, e sempre funciona :).

Depois que a água seca, tem que provar o arroz para ver se está no ponto, se não estiver, é só acrescentar um pouquinho mais de água, até que ele fiquei al dente.
O arroz pronto, coloquei de volta aquele refogado, um pouco de queijo minas, uma pontinha de faca de manteiga e um pouquinho de cream cheese (pq n tinha requeijão ou creme de leite).

Mexe, mexe e Pronto! :)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica, querida... vou experimentar!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muiiiiiiiiiiito bom! Parabéns moça!!!
    Beijos Karla

    ResponderExcluir
  4. Neste exato momento estamos experimentando a receita! com algumas modificações, não encontramos alho poró no mercado :(

    hmmmm, o cheirinho já está uma delícia!
    bju, Eri

    ResponderExcluir

.