NOVIDADES

6 de setembro de 2014

Bolo integral de aveia com cacau



Biscoitinhos integrais. Aveia, maça, canela, cacau, amêndoa... Existem vários sabores de biscoitos nas prateleiras de supermercados e feiras hoje em dia como alternativa saudável para o lanche da tarde.




Como eu estava em casa em um final de semana e queria fazer alguma coisa para ter de lanche durante a semana, comecei a procurar receitas de biscoitos que utilizassem estes dois ingredientes: a aveia - que já estava a tempo no armário - e o cacau - que eu recém tinha comprado. Mas quanto mais pesquisava, mais vontade me dava de comer um bolinho no final do dia com chimarrão. Então encontrei duas receitas deste bolo. Misturei as duas e me surpreendi: um bolo com farinha integral e aveia, meio a meio (e sem farinha branca) que ficou suuuuuper leve, fofinho e gostoso. Tenta aí!

obs: para quem gosta de bolo mais doce, pode ser interessante pensar em uma cobertura. Fiz um deles recheado com doce de leite, abrindo com uma faquinha e cortando uma tampa para fechar depois... mas eu aconselho a provar sem nada também. 




Ingredientes:

- 1 xic açúcar demerara
- 1 1/2 xic farinha integral
- 1 1/2 xic aveia flocos
- 3/4 xic cacau
- 1 col sopa fermento para bolo (químico)
- 1 col chá bicarbonato
- 1 col chá canela
- 1 xic óleo
- 1 1/2 xic leite semi desnatado
- 2 ovos

Modo de fazer:

Coloquei todos os ingredientes (menos os ovos) em uma tigela, começando pelos secos, depois os molhados e depois de tudo misturado, o fermento e bicarbonato.

Depois, bati separadamente as claras em neve, misturei com a massa, e depois as gemas (com uma colher de água para aerar) e misturei na massa. Estes dois devem ser misturados beeem devagarinho e com delicadeza na massa para não perder todo o ar que incorporou.

Depois disso é só colocar em uma forma untada (ou no meu caso em forminhas de cupcake - que não são untadas, tu vê!) e colocar no forno (que já foi pré aquecido) a 180º por 30 min.


Rendimento: 12 bolinhos
Tempo de preparo: rapidaço - uns 40 / 50 min

2 comentários:

.