NOVIDADES

11 de setembro de 2014

Pão de Milho semi integral com Erva Doce



Aqui em Floripa participo de uma compra coletiva de produtos orgânicos direto dos produtores locais. Com isto, sempre tenho em casa farinhas (branca, integral, milho, etc.) além do açúcar, arroz e muitas outras coisas orgânicas. Então dia desses pensei: Vou retomar o pãozinho caseiro com todos estes produtos delícia e saudáveis que tenho em casa agora.






Eu já tinha comido este pão nas padarias aqui em volta, e sempre achei a combinação do milho com a erva-doce divina! Quentinho com manteiga de manhã fica perfeito!

Então fui atrás de receitas na internet e encontrei esta em um blog que acompanho desde que comecei o meu: o La Cucinetta. Ela sempre fez muitos pães, com vários ingredientes diferentes. Sempre valorizou os produtos orgânicos, a comida feita em casa em detrimento das industrializadas, e por isto imaginei que ela teria alguma receita que tivesse a ver com o que eu queria... batata!

Não segui a receita a risca (porque não é muuuito a minha cara fazer isto). Usei os ingredientes "mais ou menos", transformei as medidas dela em xícaras e colheres, e deixei muuuito menos tempo descansando e crescendo que ela (por falta de tempo e paciência), mas mesmo assim ficou gostoso. Não tenho dúvida que se feito bem certinho teria ficado ainda melhor, então se quiser a receita dela está aqui.







Ingredientes:

- 2 xíc de farinha de milho
- 1 xíc de farinha de trigo integral
- 2 xíc de farinha de trigo branca
- 1 col chá sal
- 5 col sopa açucar (usei o demerara que adoça menos...)
- 2 col chá de fermento biológico
- 275 ml água
- 40 ml leite integral
- 5 col sopa óleo
- 1 ovo
- 1 col sopa erva-doce

Modo de fazer:

Misturei tudo em uma bacia (menos a erva doce). Primeiro coloquei todos os secos, misturei tudo e depois todos os molhados. Não, não é o jeito certo de fazer, mas foi assim que eu fiz...
fui misturando tudo com uma colher de pau, e quando começou a ficar tudo meio junto, comecei a amassar com as mãos (aqui pode colocar a erva-doce), juntando tudo e formando uma "bola". Tirei da bacia e comecei a sovar (sovar não tem muito mistério.. é só ir amassando a massa e girando, amassando e girando...)
Deveria ter sovado por 12 minutos. Aguentei 8. Tava com uma cara bonita, e assim ela foi para a bacia para crescer por 1h15. Depois disto, tirei a massa da bacia e modelei conforme quis: 8 pãezinhos pequenos e redondinhos e o que sobrou ficou aqueles pãozão da foto ali. Aí coloquei na forma untada e enfarinhada e deveria crescer mais 1h... deixei 15 min, pré aqueci o forno à 200º por uns 5 ou 10 min e coloquei os pães. Liguei o temporizador para 25 min... mas os paezinhos pequenos deram um torrada :( Ou seja... deixa só uns 15, 20 min. Fica olhando. O pão grande deve ter ficado assando por uns 40 min no total. E pronto! Vocês não imaginam o cheiro na casa!!! Abri um pãozinho super quente e comi ali na hora com manteiga.

Rendimento: dá um montão de pão.. estamos comendo (em duas pessoas) a semana toda.. então dura uns 7 dias.
Tempo de preparo: ah... demoradinho. Mas mais a parte de deixar crescer. Acredito que umas 2 horas no total

0 comentários. Comente! (:

.