NOVIDADES

13 de novembro de 2009

Aniversário da mama!

Quarta-feira foi aniversário da minha mãe (Parabéns mãe!) e fizemos uma festinha no salão de festas ali do prédio. A festa estava uma delícia: pessoas queridas, um clima super alegre e descontraído, além, é claro, de ótima comida.

O Cardápio da noite:


Entrada:
  • Azeitonas pretas e verdes
  • Amendoim
  • Manteiga
  • Pasta de berinjela (comprada pronta no mercado público)
  • Pasta de ervas:
Coloquei primeiro um pouco de salsinha e um pouco da cebolinha (aquela bem fininha) inteiras para picar no processador. Depois de bem picada, acrescentei um pacote de ricota que fui esfarelando com a mão. Bati novamente. Depois de bem batido, dá pra notar que a pasta está seca e com dificuldade de se misturar, então coloquei meio pote de iogurte natural, junto com um pouco de sal e duas pitadas de pimenta do reino moída, bati mais um pouco, e logo adicionei um pouquinho de leite, mais ou menos uma colher de sopa. Provei o sal, a quantidade de erva, e está pronto.

Dicas:
- não sei as quantidades corretas de quase nada. O lance aqui é ir fazendo e provando.
- peguei três receitas desta pasta em sites diferentes da internet - que infelizmente não guardei a fonte. A primeira delas não tinha nem iogurte nem leite – acho que não fica bom pois fica mais para farelo do que para pasta; a segunda colocava só o iogurte – na verdade ia fazer só isto, mas como não tinha mais em casa, coloquei o leite, que indicava a terceira, e confesso que ficou melhor do que só com o iogurte, pois ficou mais molhadinha. Resumindo, coloque os dois, o iogurte para o gostinho, o leite para acertar o ponto.Torradinhas:

  • Fiz dois tipos de pães para comer com as pastinhas:

* Pão preto - tipo alemão, pequeno e bem massudo - comprado pronto e cortado ao meio

* Torradinha branca com azeite de oliva:

Comprei pão de sanduíche industrializado sem casca, cortei ao meio, coloquei um fio de azeite de oliva em cada pedaço de pão e coloquei no forno na temperatura máxima pré-aquecido por uns 5 min.. Está pronto quando ficar levemente douradoAcho que o pessoal gostou, porque foi tudo :)

Jantar

  • Salada verde
  • Salada de tomate com vários tipos (longa-vida e italiano cortados em gomos; cerejinha cortados ao meio e mini-cerejinha inteiros) com bastante manjericão e queijo colonial em cubos


  • Galeto da tele-entrega da galeteria Primavera - NH (que está de parabéns, pois o galeto estava excelente)
  • Salada de maionese feita pela mama – delícia
  • Espaguete quatro queijos

Este molho, na verdade, foi três queijos, mas enfim...

Coloquei quatro copos de leite misturados com uma colher de maizena por copo em uma panela e coloquei no fogo. Quando ficou cremoso, adicionei os queijos – mussarela, provolone e gorgonzola. No final, com o queijo todo derretido e incorporado ao molho, é só acertar o sal.

Dicas:
- a maizena é melhor misturar no copo de leite frio, um copo + uma colher por vez, assim evita bolinhas
- esta base precisa ficar mexendo o tempo todo até engrossar, também para evitar bolinhas
- os queijos eu não anotei a quantidade, mas o segredo, novamente, é ir provando... posso dizer que é legal colocar bastante, não economizar no queijo, para não ficar sem graça
- só coloque o sal no final. Os queijos já têm um sabor acentuado, é preciso respeitá-lo.

Obs.: de preferência comer ainda quente, pois ela fica um pouco empapada à medida que esfria.

  • Espaguete com tomates ao forno

Esta receita eu ouvi no rádio certa vez indo para o trabalho, mas infelizmente não me lembro de quem era...
Sucesso de público e crítica! :D

Cortar os tomates em cubos (eu usei oito tomates longa vida) e colocar em uma assadeira. Por cima colocar ervas de provence (podendo ser substituído por ervas finas ou orégano), lascas de parmesão e bastante azeite de oliva, levando ao for
no já pré-aquecido em temperatura máxima. O tempo médio para os tomates ficarem no ponto acho que é em trono de 30/60 min. Na verdade o truque é ver se os tomates estão murchos ou com as pontinhas da casca torradas.

Dicas:
- as lascas de parmesão precisam ser realmente lascas, pois se fo
r ralado não dá o leve toque de queijo derretido na massa
- o sal só pode ser colocado no final da receita, quando os tomates já estão prontos. Caso contrário, o tomate vai soltar muita água e o molho ficará aguado.
- já coloque os tomates para assar na forma onde pretendes servir a massa, assim, quando pronto, é só colocar a massa ali dentro e misturar, preservando todo o sabor e a temperatura.

  • Espaguete ao pesto (neste caso foi comprado pronto, mas minha tia Bibi tem uma receita maravilhosa, vou pegar com ela e posto aqui outra hora)
Sobremesa

  • Crepe de banana com canela, calda de doce de leite e sorvete de creme
Olha... esta sobremesa é uma delícia, mas já aviso de antemão: não é aconselhável fazer para um número superior a 8 ou 10 pessoas... dá MUITO trabalho (a propósito, obrigado aos meus ajudantes da noite!)

Há duas maneiras de fazer esta receita, ambas ficam gostosas

Pegar uma unidade de pão folha (“Rap 10”, uma massa semi pronta da Pullman, que comprei no supermercado) e colocar banana picada, meia colher de chá de açúcar e canela, dobrar ao meio, formando uma meia-lua, e parti-la em duas.

Opção 1: colocar no forno pré-aquecido na temperatura máxima e retirar quando a massa estiver durinha (untar a forma)

Opção 2: (neste caso não é necessário partir antes) colocar na sanduicheira (aquele modelo que parte a torrada ao meio) e retirar quando estiver com as bordas douradas.

Calda de doce de leite: pode-se colocar o doce de leite no microondas ou colocá-lo na panela com um pouco de leite para dissolver.

Depois, é só dispor no prato uma bolsa de sorvete, o crepe, e o doce de leite por cima do crepe

Dicas:
- colocar a calda por cima do crepe, e não do sorvete, que acabaria derretendo muito mais rápido por causa do calor da calda


3 comentários:

  1. o Ovelha rosa... gostei da salada... sabes que nao curto muito mas aprendi esse jeito legal de comer salada tbem... misturando com Shoiw, queijo ralado, queijo ranco em cubos, 1 fatia de presunto em fatias, extra virgem e assim vai... salada e normal e bota mais esses ingediente... dae eu como feito loco.. e é leve ;)

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem é chegar aqui com fome e dar de cara com essa foto de crepe de banana. Não acesso mais!

    hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Ovelha Rosa, parabens pelo blog, está lindo e delicioso, estas ultimas receitas posso dar minha nota porque provei, então vai...nota DEZ!!!!
    beijos da lulu

    ResponderExcluir

.