NOVIDADES

4 de fevereiro de 2010

bolinho de peixe



Pelo nome parecem aqueles bolinhos fritos, redondinhos, de bacalhau... mas não! Surpreenda-se! Esse bolinho é receita do livro do Oliver, mas eu já fiz algumas alterações que recomendo (como sempre... hehehe)

Alterações:

1. Dê preferência para fazer este prato quando sobrar da noite anterior peixe e purê. Caso contrário, se prepare para alguuumas horas na cozinha.

2. Fiz a opção original, que é na frigideira, e fiz também no forno – alto, temperatura de +ou- 250C – e preferi mil vezes a versão do forno... fica mais crocante e magrinho.

3. A receita com salmão e purê de batata é ótima, mas outra noite sobrou anchoca (ou era tainha?) e purê de batata com mandioquinha, e um pouquinho de arroz... não tenha dúvida, coloque tudo dentro do bolinho que fica bom também!

Não sei bem as quantidades, mas é quase a mesma quantidade de purê e de peixe desfiado, talvez um pouco mais de purê. Cuide, ao desfiar o peixe, para que não sobrem espinhas... o peixe pode ser assada do dia anterior, ou pode fazer no vapor (aproveite para colocar o escorredor com o peixe em cima da panela onde cozinha as batatas :).
Depois, é só misturar o purê, o peixe, um ovo, uma colher de farinha e temperos à gosto (eu usei salsinha e cebolinha picadas, pimenta branca moída e tabasco verde... minha mãe achou um pouco apimentado, eu achei ótimo! Com cerveja cai que é uma luva) Misturado bem todos os ingredientes, pegue porções e faça bolas de um tamanho entre uma bola de pingue-pongue e uma bola de tênis. Coloque sobre a mesa / tábua / forma que esteja com um pouco de farinha para n grudar e de uma achatada com a palma da mão. Depois, é só colocar em uma forma untada, pôr no forno com um pouco de azeite de oliva por cima e esperar bastante, porque demora... quando estiver bem dourado com os cantinhos escuros, está pronto.

2 comentários:

  1. Olá,
    seus bolinhos parecem uma delícia, mas se você mostrasse a receita com "ingredientes" e "modo de fazer" ficaria mais fácil, ovelhinha...
    Bjs,
    NIlza

    ResponderExcluir
  2. Tenho sobra de tudo: peixe, batata cozida, tomates.cebola e tudo mais. Vou transformá-los num saboroso bolinho de peixe. Serão assados no forno por recomendação médica(nada de fritura)Tenho aquele trambolho da Walita que não sei ainda se serve!Realmente na sua exposição não se consegue perceber a dinâmica de como fazer.Taalvez estruturando ponto por ponto, seria mais compreensível.De qualquer forma muito obrigado por essa receita que nos ensina, mnesse tempoo de apertura, economizar.Abraços

    ResponderExcluir

.