NOVIDADES

3 de setembro de 2014

Risoto tranquilinho para a semana



Agora moro na Lagoa. Acho que talvez tenha um pouco a ver com a Lagoa. Ou talvez os quase 30, ou então a tendência macro ambiental que aponta para uma busca maior pela saúde, pelos alimentos orgânicos, pela hortinha em casa. Vai saber.



Este risoto que lhes apresento é super fácil, saudável e muito muito gostoso, e acho que é meu dever dividir aqui a receita. Não que seja uma receita incrível, mas a combinação dos ingredientes ficou tão boa e fez tanto sentido que acho que vale a pensa tentar. Ah, e risoto também é meio que só um apelido carinhoso para um arroz com legumes :)




Ingredientes:

- 1 brócolis
- 1 tomate
- 1 xic arroz cateto integral
- 3 xic água quente
- pedaço de ricota (2 dedos ou 1/5 do pedaço)
- 3 dentes de alho 
- pedaço pequeno de gengibre (1/2 dedo)
- cebolinha
- manjericão
- sal
- pimenta preta / do reino
- 1 col sopa de cream cheese (tinha um restinho na geladeira, então coloquei, mas não é necessário. se quiser também pode ser manteiga, requeijão, creme de leite...)

Modo de fazer:

Primeira coisa, colocar água para ferver, assim na hora de usar ela já estará pronta.
Depois de lavado o brócolis (deixar de molho na água com vinagre um tempinho) cortar em pedaços pequenos, separando o caule das florzinhas. Picar o alho e o gengibre.
Aqueça uma panela (ou no meu caso frigideira anti-aderente) com um pouquinhozinho de azeite de oliva. Dourar ali os talos do brócolis, o alho e o gengibre. Depois de uns 2 min, colocar as florzinhas tbm, sal e pimenta e um pouco mais de azeite.
Quando estiver refogado, porém ainda tenro / durinho, colocar o arroz e a cebolinha picada. Deixe dourar um pouco e logo depois coloque as 3 xic de água. Agora é só deixar cozinhar.

OBS: quando esta agua estiver começando a secar, prove o arroz. Se ainda estiver duro, coloque mais um xícara de água.

Enquanto o arroz cozinha, é hora de picar o tomate em cubos, misturar com o manjericão e temperar com sal e azeite. Isto faz com que o tomate solte um caldinho delícia que vai ficar ótimo com o arroz.
Além disto, pegar a ricota e amassar com um garfo, colocar também azeite e sal e misturar, formando uma pastinha.

Quando o arroz estiver pronto, é só misturar a ricota, o tomate e o cream cheese.

Done!

Rendimento: como prato principal serve duas pessoas. Como acompanhamento acredito que quatro.
Tempo de prepraro: ah, uns 20 / 30 min levando em conta todo o processo

0 comentários. Comente! (:

.