NOVIDADES

10 de março de 2010

Jantar de Aniversário



Como ultimamente um dos meus maiores prazeres tem sido cozinhar, nada mais natural que eu cozinhasse no meu aniversário.

Fiz uma super janta para a pequena família, e foi um sucesso!

(obs: sim, isto já faz quase três semanas... perdón, ando meio relapsa)


Entrada


Salada de rúcula, melão e presunto cru



Comi esta salada uma vez há muito tempo atrás, quando eu ainda não admirava misturas como doce com salgado ou frutas com a salada, e mesmo naquela época, achei fantástica... Talvez, inclusive, tenha sido naquela época que comecei a me apaixonar pela culinária.

Esta salada é bem simples, mas a montagem e o visual fazem a maior diferença.

Peguei o melão, cortei uma fatia, tirei as sementes e cortei-a no ralador de saldas (naquela parte com uma única lâmina) para que ela ficasse bem fininha. Espalhei em forma de círculo (umas 8 fatias) ao redor de todo o prato. Por cima, acomodei as rúculas, o presunto cru fatiado em tiras e por cima (o que na minha opinião tornou-se totalmente dispensável) coloquei queijo minas grelhado. - para grelhar o queijo minas, passei as fatias em farinha de trigo e fritei na frigideira tefal com um fio de azeite de oliva.


Prato principal

Peixe prego com crosta de gorgonzola e pêra
acompanhamento: risoto de abobrinha italiana



Este prato, novamente, foi um que comi há muito tempo no Marco's, restaurante de Porto Alegre, e achei muuuuuito maravilhoso. Comprei o peixe e, na esperança de encontrar uma receita semelhante, fui para a internet. E não é que achei a própria receita do Chef do Marco's? Fiquei eufórica e, mesmo vendo que seria uma receita longa a desafiadora, me aventurei. O resultando foi Divino :)

Abaixo a receita que encontrei no site da Zero Hora (ClicRBS) com algumas observações do preparo de uma aprendiz

PEIXE PREGO EM CROSTA DE PERA E GORGONZOLA

Porções: 4

4 postas de peixe prego de 200g

manteiga clarificada (achei na internet o que era, mas não deu tempo de fazer)

flor de sal ou sal

pimenta-do-reino branca

Crosta

cream cheese

gorgonzola

pêra laminada (para laminar a pêra, usei o mesmo processo do melão da salada)

Farofa de cuca

100g de farinha de trigo

50g de manteiga gelada

80g de açúcar

1. Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino.

2. Aqueça uma frigideira antiaderente, com um fio de manteiga clarificada (aquecida e dá qual se extrai a espuma que se forma) e frite os filés. (Deus do céu, que fumaceira! Fecha a cozinha toda ou faz na rua!!)

3. Sele (fritar rapidamente) dos dois lados, mantendo o centro do peixe bem cru. Reserve.

4. Para a crosta, misture suavemente o cream cheese como o gorgonzola batido na faca. Reserve.(não entendi o que quis dizer "batido na faca", então eu só amassei o gorgonzola com o garfo e misturei o cream cheese)

5. Para a farofa, em um bowl, coloque a farinha e o açúcar.

6. No centro, ponha a manteiga e vá amassando até formar uma massa solta e úmida. (no começo não parece que vai dar certo, mas vai desmanchando a manteiga aos pouquinhos com o garfo e misturando, que vai funcionar)

7. Leve ao forno para secar.

8. Mexa com um garfo até formar uma farofa dourada. (esta parte foi tensa, porque eu não sabia muito bem como fazer... coloquei em forno super quente no máximo, e à medida que a manteiga vai derretendo, vai grudando tudo! mas calma, é assim mesmo... abre o forno algumas vezes e da uma mexidinha com o garfo... daqui a pouco começa a secar. Se ficarem bolotas muito grandes - o que foi o meu caso - é só esmagar com aqueles amassadores de batata de madeira ;)

9. Em uma assadeira antiaderente, coloque o peixe por 7min e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de 180 graus.

10. Retire do forno e coloque a pêra laminada muito fina sobre o peixe.

11. Cubra com a crosta de gorgonzola e salpique a farofa de cuca.

12. Leve novamente ao forno por mais 10min.



Fora estas observações, o resto é isto mesmo. Pode seguir que vai funcionar, e fica realmente inexplicável!

Para acompanhar, como foi servido no Marco's, fiz um risoto de abobrinha italiana.

Primeiro refoguei na panela o alho, e quando estava dourado, coloquei a abobrinha (meia cortada em cubos sem as sementes) para refogar. Depois, reservei e na mesma panela fiz o arroz do risoto, fritando um pouquinho e adicionando água misturada com caldo de legumes. Quando o arroz está quase pronto, é só misturar a abobrinha e adicionar ou manteiga, ou requeijão, ou creme de leite, ou queijo ralado... aquilo que preferir para deixá-lo cremoso.


Sobremesa

Torta de banana com doce de leite e café


Ah, tadinha, ela ficou gostosa, mas muito feinha, não deu muito certo. Já estou fazendo planos de refazê-la com algumas alterações.

Misturei algumas receitas que encontrei na internet (como a torta ganache de banana do Aventuras Gastronômicas) com as minhas lembranças, na esperança de chegar perto de uma torta que minha tia levava nos almoços de domingo quando eu ainda morava em São Leopoldo, e saiu isto:

INGREDIENTES

200g de bolacha maisena (triturado no liquidificador)

75g de manteiga (temperatura ambiente)

1 xícara de doce de leite

1/3 xícara de leite quente

1 col. de sopa café solúvel

8 a 10 bananas

1 caixinha de creme de leite fresco batido com 4 colheres de sopa de açúcar (bater até o ponto de chantilly)

MODO DE FAZER

Massa: Misture a bolacha e a manteiga e forre uma forma de fundo falso. Coloque no congelador.

Esquente o leite e misture o café solúvel. Depois, esquente o doce se leite e misture o leite quente, formando uma massa homogênea e deixe esfriar.

Montagem: Colocar o doce de leite com café por cima da base da torta, espalhar as bananas cortadas ou picadas e por cima colocar o chantilly.

Acontece que da maneira como dizia para fazer o chantilly no site, eu não consegui uma boa consistência e ficou um creme muito mole... dá próxima vez vou tentar fazer a receita da minha mãe...

2 comentários:

  1. Uau, arrebentou! As fotos estão lindas e o sabor então, deve ter ficado mesmo di-vi-no!! Parabéns pelo jantar e pelo aniversário, tudibommmm..bj bj!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!!! Fiz essa receita hoje e ficou muito bom mesmo!!! Teu blog está muito legal!!!eu e minha mãe estamos pegando várias receitas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

.