NOVIDADES

1 de julho de 2010

Creme de Moranga - não deu :(




Bom... quando comecei este blog, a minha idéia era colocar aqui receitas maravilhosas, deliciosas e apetitosas, e também aquelas que não dessem muito certo... Pois muito bem, esta não deu.

Vi esta receita de sopa de abóbora no blog que sigo e adoro, La Cucinetta, e resolvi tentar. Porém, as coisas já começaram meio tortas no super mercado... em vez de comprar abóbora, dei de cara com um bandejinha de moranga já cortada e descascada. Olhei pra ela, ela olhou para mim e não tive dúvidas: "vai moranga mesmo!" Depois até fui pesquisar na internet a diferença entre moranga e abóbora, e no fim vi que era mais ou menos parecido, mas que um era macho e outro fêmea (desculpem, também me envergonho pela minha total ignorância...)


****

CORREÇÃO: como é bom estar rodeado de gente diferente e inteligente, né? Minha amiga de Floripa, a Gisa, é formada em agronomia na UFSC. Ela leu meu post sobre a sopa de moranga e me escreveu um e-mail todo querido me explicando melhor sobre esta questão de macho e fêmea, e que na verdade isto é um equívoco.... um amor!! Segue abaixo a explicação dela. Muito obrigada Gisa!

"... fui atras da referencia que vc utilizou e li toda materia até achar a grande confusão. o que sua referencia disse foi que para "criar" a nova espécie de curcubitacea (q agora nao me recordo o nome) o geneticistas utilizaram a parte macho da flor da abóbora, ou seja, os graos de polen e fecundaram a parte fêmea da flor da moranga, ou seja, o ovário q contem os ovulos. as curcubitaceas (familia das abóboras, morangas, cabotias, melao, melancia..) são plantas monóicas, em que numa especie existem plantas femininas e plantas masculinas. as plantas masculinas não produzem frutos mas são fundamentais para que as femininas frutifiquem, uma vez que os frutos se formam a partir da fecundação do grao de polen das plantas masculinas nos ovulos das plantas femininas. quem faz essa transferência do polen das plantas masculinas até os ovarios das plantas femininas são os insetos e as vezes até o vento."

****


Quando cheguei em casa, fiz tudo bem direitinho, mas para o meu paladar não deu certo. Acabou ficando com muito curry (1 col rasa de sopa) e não consegui comer de tão forte... :(

Bom, mas a foto ficou linda, né? Dá até vontade de tentar fazer de novo... :P

Um comentário:

  1. Queria isso acontece.. rsrs eu odeio quando acontece, mas de vez em quando não tem jeito vai tudo pro lixo mesmo... quando testo alguma receita que não deu certo fico louca de ódio! Minha última receita que não deu foi a receita que circula na net como "esfirra do Habib´s"
    Me deu uma raiva quando a esfirra virou um pãozinho... rsrsr mas mesmo assim comemos tudo!! rsrs Bjos e boa sorte em novas receitas!

    ResponderExcluir

.