NOVIDADES

16 de dezembro de 2009

Ovelha Rosa HO-HO! Receitas Natalinas - Peru


Não vou me meter de pato a ganso, com o perdão do trocadilho, para ensinar a fazer peru. Eu nunca fiz e não vai ser este ano que vou começar, mas estou aqui para passar uma dica que aprendi no programa do Oliver (aqui a receita no site dele, em inglês) para deixar o peru macio e suculento. Vamos fazer lá em casa e depois posso postar aqui se funcionou, mas o fato é que na teoria, achei genial!

É o seguinte:

dica 1: Fazer uma manteiga aromatizada e colocar dentro do peru. Para fazer a manteiga, basta batê-la no processador ou mixer com os ingredientes que geralmente usa para temperar o peru (pode ser alecrim, raspas de limão, raspas e tangerina, alho, pimenta...). Esta manteiga vai se usar apenas uma parte, mas o resto pode ser guardado no freezer por vários meses, para ir temperando outros alimentos. Depois, utilizando uma colher, faz-se um buraco, tipo uma bolsinha, entre a carne do peru e a pele e coloca-se ali dentro um bom pedaço desta manteiga. Fechando a "saída" da bolsa, espalha-se a manteiga ali dentro, achatando com a mão por todo o peru (Pode-se colocar também a erva de sua preferência (alecrim, salvia..) dentro desta mesma bolsa para acentuar o sabor. Segundo o Oliver, a manteiga vai derretendo aos poucos e vai regando a carne, além de fritar de leve a pele deixando-a crocante... parece dar certo, não? Eu botei fé!

dica 2: Não colocar o peru direto na assadeira e nem mesmo "entupi-lo" de recheio. O ar quente do forno precisa circular pela ave, tanto por dentro como por baixo, para assar por igual. Para colocá-lo na assadeira, antes faça uma cama com legumes (pode ser alecrim, cenoura, cebola, alho...) e coloque-o ali em cima. Isto vai fazer com que o ar circule mais facilmente

dica 3: Coloque papel alumínio apenas nas coxas da ave, para não ressecarem.

Vou dar uma olhada em acompanhamentos natalinos e logo coloco alguns aqui (A pedido da cunhada ;)

Um comentário:

  1. Gostei mto da sugestão.Acho q deve ficar uma delícia.Vamos tentar fazer aqui em casa.Depois te conto.Bjos!!!!

    ResponderExcluir

.