NOVIDADES

16 de junho de 2010

Pitixkus da Copa

Ontem foi nosso primeiro jogo na copa, e sendo assim, minhas primeiras receitas de “Pitixkus da Copa”

Meus amigos foram todos lá em casa para assistirmos o pseudojogo, e fiz três aperitivos. Vamos primeiro ao campeão de público e crítica:

Batata sorriso com cheddar e mussarela derretido



Para quem é de Floripa, esta receita deve parecer familiar. Fiz uma releitura da famosa “Batata frita quatro queijos – Flambada” do Chopp do Gus, o carro chefe dos petiscos de lá. O bar é bem famoso entre a gurizada de Floripa, tem um chopp da Brahma sensacional e esta batata, que me encantou desde a primeira vez que comi. Sempre quis tentar fazer em casa, mas para isto era necessário um maçarico. Como agora já tenho um, que ganhei do meu namorado no mês passado, não tive dúvidas e fiz a famosa receita.

Porém, no Chopp do Gus a batata é palito, e vem um monte de batata com muito queijo em cima, em porção única. Como assim ia ficar difícil para todo mundo comer, já que éramos 10 pessoas, adaptei para porção individual, e deu bem certinho, foi um sucesso!

Na verdade, mais simples, impossível! É só fazer a batata sorriso conforme as instruções do pacote, e quando pronta, colocar um pouco de cheddar cremoso em cima, mussarela e passar o maçarico devagarzinho para não torrar. E só. :)


Depois, tiveram outros pitixkus onde não tive lá tanto sucesso, mas ainda assim vale dividir o aprendizado:


Torta-pizza de cogumelo, alho poró e salvia




Esta receita é uma antiga adaptada da minha mãe. Fiz a receita da massa, porém mudei o recheio. O que não deu muito certo é que acabei esquecendo o queijo ralado na massa, e deixei pouco tempo no forno, então ela ficou bem assada nas bordas, mas não tanto no meio... Mesmo assim, acho que no fim das contas esta torta combina com os recheios originais (tomate, ovo cozido, azeitona...) e estes que escolhi, devo guardar para fazer uma quiche, ou algo do tipo. Enfim, aqui vai a receita:

2 xíc. de farinha

2 xíc. de leite

½ xícara de óleo

1 pacote fermento

3 ovos

½ col. chá de sal

1 col. chá açúcar

1 pacote queijo ralado


Bata tudo no liquidificador, e em uma forma untada coloque metade da massa, o recheio e o restante da massa. Depois, é só colocar no forno para assar com uma temperatura média de 180/200 graus e retirar quando estiver dourada. (foi aí que me perdi, então posso dar maior precisão quando fizer de novo...)


Queijo minas temperado



Por último, como um complemento, fiz um queijo minas temperado com azeite de oliva, sal e pimentas. Eu sempre fiz apenas com pimenta preta. Desta vez, quis inventar (como sempre hehe) e coloquei também pimenta rosa... não ficou tão bom.

Bolo da Debi


Para completar a tarde, a Debi trouxe um bolo formigueiro com cobertura de negrinho que estava “genial”! E ainda mais genial, foi que eu cortei o bolo para o pessoal, então raspei todo o negrinho que estava no fundo do pote :P

Valeu Debi!

Ah, claro, para quem não é do Rio Grande do Sul, negrinho é brigadeiro :)

2 comentários:

  1. Ruim!! Horrivel...

    ...Quando teremos de novo????

    ResponderExcluir
  2. Eu provei (e aprovei) as batatas sorriso e o bolo da Debi.
    As batatas estavam muito gostosas com queijo derretido no "maçarico" e o bolo tava super macio e com uma ótima cobertura.
    Adorei!

    ResponderExcluir

.