NOVIDADES

6 de abril de 2010

Sexta-feira santa - peixe prego, batatas rústicas ao forno com toque de alecrim e risoto de aspargo





Apesar de a sexta-feira santa não ser em sua essência uma data comemorativa com banquetes e boas comidas, é esta tradição que a maioria cultiva hoje em dia... e não fizemos diferente. Um almocinho gostoso, calmo e agradável com a petit family.

Peixe Prego

O peixe, prato principal da sexta-feira santa, fiz muito simples, grelhado no forno. Temperei o peixe com azeite de oliva, pimenta branca, sal e uns pedaços de gengibre (eu não fazia idéia se estes combinavam, e continuo sem fazer, pois nem sequer senti o gosto do gengibre!) Depois, passei o peixe na farinha de trigo, selei em uma frigideira e coloquei para assar por 15/20 min. Não foi a minha parte preferida do almoço...

Batatas rústicas ao forno com toque de alecrim

Como uma aparência legal e um nome diferente dão um gostinho diferente para a comida, né? hehe

Cozinhei as batatas com casca - bem escovada e limpa, diga-se de passagem - até que o garfo entrasse com mais facilidade, mas sem estarem completamente cozidas. Espalhei-as em uma assadeira e coloquei por cima um pouco de azeite de oliva e folhas de alecrim. (Deveria ter colocado um pouco de sal por cima neste momento, apesar de já ter colocado na água do cozimento) Depois, deixei lá, no forno... não sei quanto tempo, talvez 30/40 min... ela precisa dourar e estar bem assada, sem muitos mistérios. Ficou simples e muito gostoso. Um acompanhamento que dá lugar de destaque ao prato principal.

Risoto de aspargos

Na falta de aspargos frescos, usei o em conserva mesmo... e não é que ficou uma delícia? Bom, refoguei as cebolas picadas junto com meio vidro de aspargos picados, e depois de levemente dourado, acrescentei o arroz. Depois disto, fiz o risoto normalmente, como sempre faço e no final coloquei o resto dos aspargos rasgados e umas 2 ou 3 colheres de creme de leite... geeeente!! Ficou muito bom!!!

Depois, minha tia me deu outra receita do mesmo risoto, em que o aspargo é batido no liquidificador e acrescentado somente no final da receita do risoto, junto com o creme de leite ou requeijão, o que preferir. Podemos tentar :)

0 comentários. Comente! (:

.